terça-feira, 8 de setembro de 2015

Rodando em Grupo

Quando se fala em pegar a estrada algumas dicas de pilotagem e formação são necessárias para uma viagem tranquila, nos tópicos abaixo é possivel entender melhor esta estrutura. 

Líder: É o motociclista responsável por guiar todo o comboio, e seus sinais serão
copiados e repetidos por todos os integrantes do grupo. Deverá ser o motociclista que  melhor conheça o trajeto a ser percorrido e que tenha experiência também. O líder deverá manter a velocidade previamente estabelecida entre os membros do comboio.

Comboio: Existe para a segurança de todos. O modelo de formação do comboio é idêntico ao grid de largada de uma corrida de Fórmula 1, ou seja, as motos seguirão em duas filas indianas paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Desse modo é permitido a todos, quando necessário, realizar frenagens e desviar de obstáculos sem comprometer a segurança dos companheiros.


Ferrolho: Motociclista que irá na última posição do grupo. De preferência deve ser um piloto que tenha uma das motos de melhor desempenho no grupo e que seja experiente. O ferrolho deverá zelar pela unidade do grupo como, por exemplo, procurar evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos, permitir a entrada de veículos estranhos ao grupo no comboio, entre outras funções que venham a ser discutidas e determinadas pelo grupo.

Convidado e/ou Novato (em alguns lugares também conhecido como Neófito): É aquele motociclista novato no grupo, que estará sob observação. Este viajará sempre no final do comboio, entre dois motociclistas experientes, que ensinarão todos os sinais utilizados pelo grupo, quando forem feitos.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.