sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Motor Twin Cam 88

 O motor Harley Davidson de 1450 cc, também conhecido como Twin Cam 88, foi um grande avanço na história de motocicletas, quando lançado. O motor foi fabricado e utilizado em diversas motos Harley Davidson, de 1999 a 2006. Esse motor foi aposentado recentemente e um novo motor baseado no 1450 cc está sendo utilizado em novos modelos de Harley. O 1450 cc continua a ser o motor favorito dos pilotos de Harley até hoje.




Modelo do motor

As 1.450 cc são equivalentes a um bloco de 1,4420 L e é um motor de dois comandos de válvula. O duplo comando de válvulas também foi lançado como um Twin Cam 88B, que era um pouco maior, com 1,5731 L. O diâmetro deste motor é de 9,52 cm e o curso é de 10,16 cm. Ele produz 80 cavalos de potência a 5.200 rpm. O torque deste motor é de 11,33 kgfm a 3.500 rpm. O motor pode ter diferentes diâmetros e cursos, assim como diferentes faixas de potência e torque, dependendo da motocicleta em que se encontra.

Características únicas

Esse motor da Harley Davidson tem um sistema de bobina dupla, que assegura que a faísca não possa ser desperdiçada. Ele também tem uma câmara de combustão de formato único. Essa câmara tem a forma de uma banheira e permite níveis mais elevados de compressão do motor, o que melhora a eficiência do motor.

Comando de válvulas

Os comandos de válvula do motor de 1450 cc são a causa da denominação Twin Cam. Como o título insinua, existem dois comandos de válvula nesse motor, um para cada cilindro do motor. Esses comandos de válvula, então, alinham facilmente com outros componentes do motor com os dois ressaltos. Uma correia silenciosa comanda o funcionamento dos comandos de válvula. Embora a falta de ruído da correia possa ser agradável, essa correia causa problemas de ajuste de ponto. Para corrigir o problema, muitos proprietários de Harley colocam comandos de válvulas paralelos de reposição em suas motos.

Motos

Muitas motos foram produzidas de 1999 a 2006 com o motor de 1450 cc. Dentre elas: Dyna-Glide como a FXD, FXDX, FXDL, FXDWD e a FXDs-CONV. Motos Softail também foram produzidas com o motor 1450 cc Twin Cam como a FXST / FXSTI Softail Standard e a FXSTB / FXSTBI Night Train. A Harley FLHT Electra Glide Standard e a FLHR / FLHRI Road King são apenas duas das motos touring que vieram com o motor de 1450 cc.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.