quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Scrambler


O que dá se você misturar capacidade offroad, com visual retrô? Uma Scrambler! Pra entender melhor de onde isso veio, vamos voltar no tempo, já que a origem das scramblers se mistura com a origem do motociclismo fora de estrada. No início dos tempos motociclísticos, não havia isso de "moto esportiva, moto custom, moto touring".. moto era moto e acabou.

Então vieram as guerras mundiais, e alguém achou que a melhor maneira pros mensageiros se locomoverem em meio ao campo de batalha era sobre uma motocicleta. Mas como você deve imaginar, o terreno não era liso e suave em meio à guerra, e surgiu a necessidade de capacidade todo terreno. A solução foi pneus com cravos em motos comuns. Esse foi o primeiro passo.
      Após a guerra, alguns veteranos pegaram gosto pela coisa, e começaram a fazer seus saltos e trilhas aos fins de semana, assim começou a surgir o motocross e as dirt trackers. E Pra ter melhor capacidade, suas motos eram fuçadas nas suas garagens.
     Anos mais tarde, na década de 50/60, fabricantes de motos ingleses exportavam suas motos para os estados unidos, e somando isso à tendencia surgida no pós guerra deu origem ás motos Scramblers que conhecemos hoje. Como o movimento surgiu na mesma época das Café Racers acabaram sendo tendencias que tem uma identidade visual em comum. Muitas vezes as Scramblers são mencionadas como "café racers pro fora de estrada" o que não está muito errado do ponto de vista estético.
  Atualmente com a volta da tendência rocker/retrô as scramblers estão de volta, e pra quem quer uma moto estilosa, polivalente pro uso diário e com alguma capacidade de fora de estrada, pro fim de semana as scramblers são uma boa pedida. Alguns fabricantes oferecem scramblers "de fabrica" como a Triumph e a Ducati que está com sua scrambler "no forno" pra lançamento em breve.


Não são motos de trilha, mas chegam naquela cachoeira ou mirante com mais facilidade que a maioria das motos.Mas assim como as Café, o legal do estilo é modificar sua moto em casa, na sua garagem, e gastando pouco. As motos de baixa cilindrada são especialmente indicadas pra isso, já que são leves e mais manobráveis, o que facilita muito no uso longe do asfalto, e simplicidade é a tônica do estilo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.