segunda-feira, 29 de abril de 2013

Yamaha TX650 e XS650 1970

    Desta vez a coluna de clássicas trás dois modelos na mesma postagem, a pioneira e sua descendente...
    
      YAMAHA TX650

        A filosofia da Yamaha, no início dos 70, foi tentar se impor com modelos de 4 tempos, a exemplo de sua principal rival mundial.
Era uma tarefa difícil, visto que o "forte" da Yamaha sempre foi os motores de 2 tempos...
       Mas, as precursoras da TX650, as XS, fizeram sucesso, apesar de ter como concorrentes, no Brasil, as macias Honda CB500 four e as poderosas 750K.A Yamaha, lançou três versões de 650cc 4 tempos, no Brasil: a XS1, XS2 culminando  com a "super-clássica" TX650, que veio com a difícil missão de eliminar a "vibração" gerada pelo motor, das XS. De certa forma, ela conseguiu.
       Mas o charme de "moto inglesa" persistiu...
       Das TX importadas no Brasil (TX500, TX650 e TX750), a 650 foi a que, mesmo na época, se sobressaiu pelo carisma herdado das XS e pela qualidade do excelente motor OHC 650cc, muito superior, quanto à resistência, que seus irmãos de 500 e 750cc.
        A TX650, conta com um cambio de 5 marchas, que tem o acionamento da maneira convencional (lado esquerdo, com a primeira "para baixo" e as outras "para cima"), com o ponto-morto se posicionando entre a 1a. e a 2a. marcha.
        
Seu motor é um bi-cilíndrico 4-tempos, OHC (único comando no cabeçote).

YAMAHA XS650

      Em 1970 a Yamaha fabricou sua primeira motocicleta de quatro tempos batizada nos EUA com o nome XS-650 de dois cilindros, 53 cavalos de potência a 7.000 rpm. A moto tinha um dos desenhos de motor mais avançados para a época e influenciou diretamente o mercado de motos que seguiu a tendência inaugurada pela Yamaha de ser leve, compacta e potente.







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.