quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A HISTÓRIA DOS HOT RODS




Como surgiu o Hot Rod? Traduzindo para o português significa Biela Quente. Simplificando Hot Rod é um Veículo Antigo que possui mecânica potente. Existe várias versões sobre o surgimento do Hot Rods, aqui uma das versões: Após a 2º guerra mundial a indústria retornava a fabricação de veículos, mas os modelos eram praticamente os mesmos de 1942 quando houve a interrupção na produção, então os jovens da época começaram a montar carros da década de 20 e 30 com mecânica atualizada.
O que é um Hot/Street Rod? Trata-se de um Hobby onde carrocerias de carros antigos recebem mecânica moderna, geralmente motores V8 com muitos cromados, além de pinturas chamativas tendo características particulares que refletem a personalidade do proprietário, não importando a marca, o modelo, quantidade de rodas a tração ou tamanho e, sim a criatividade e o bolso de seu construtor.
Hot Rod - Foram os primeiros veículos convertidos. São utilizados veículos da década de 20 ou de 30, muitas vezes desprovidos de pára-lamas, para choques e acessórios. Possuem motores V8 com um veneno pesado e muitos cromados.
Street Rod - É praticamente um hot de smoking, usando componentes e acessórios originais, com pinturas e acabamentos especiais. Possui mecânica V8 com veneno médio ou pesado com muitos cromados e acabamento luxuoso. São dóceis no transito urbano e ” bravos ” quando exigidos
São normalmente carros em perfeito estado de conservação, e com adaptações perfeitas. Constantemente encaram muitos km nas estrada, para participarem de eventos em cidades e estados diferentes. A característica principal de um Hot/Street Rod é a mecânica com muitos cromados de alta potência.
Segundo entusiastas que trabalham para que seja aceita a legalização no Brasil, a ” brava ” mecânica de seus carros não esta associada ao uso em altas velocidades, ainda por que para construir um Hot Rod é consumido muito tempo e dinheiro e não seria interessante colocar em risco um patrimônio tão valioso, tanto em valor sentimental quanto financeiro.
As conversões não se limitam somente a estes descritivos, pois cada conversão é especifica para cada proponente, variando o gosto pessoal, o veículo disponível, a cultura e o bolso de cada um, não existindo um convertido Idêntico ao outro. Alguns puristas colecionadores de autos antigos renegam os convertidos, considerando-os “abortos feitos em fundo de quintal” e denominando-os carinhosamente de HOT DOG.
Hot/Street Rod nos dias de hoje Atualmente o hobby esta amplamente divulgado no mundo inteiro, e graças a Internet podemos ver que alem dos Hot/Street Rods americanos, existem Hots na Europa, Ásia, África e Austrália. E em vários países o hobby é amplamente divulgado e reconhecido pelas autoridades, eles normalmente possuem Federações e Associações que representam os proprietários.
A NHRA - National Hot Rod Association é um exemplo disso, pois regulamentariza todos os tipos de expressões e competições de veículos especiais nos Estados Unidos.
Hot/Street Rod no Brasil No Brasil existem vários adeptos do hobby espalhados pelo país. Os entusiastas estão buscando uma regulamentação oficial para o hobby. Hoje o código de transito faz referencia a Carros Antigos originais que não abrange todas as categorias de autos antigos existentes no Brasil. Hoje de acordo com a resolução nº 25 do Contran que dispõe sobre modificações de veículos, passa a existir o veículo denominado ” VEÍCULO MODIFICADO “.
A fim de buscar a legalização do hobby, inicialmente foi pensado em fazer um mega evento em Brasília para divulgar a imagem dos Hot / Street Rods e de seus proprietários no Brasil. Mas devido a pouca divulgação, associada a falta de conhecimento do objetivo do evento pelos próprios proprietários, o evento acabou não sendo realizado. Sendo marcado novamente para 2002.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.